E se você soubesse que existe uma ferramenta da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que consegue simular o seu gasto diário de água?
Água de Reuso – O match que a gente precisa.
Quem não gosta de feira, não é mesmo? Sim! Estou falando das famosas feiras de bairro, onde compramos os itens para a nossa cozinha e também de sacolão como: frutas, legumes, verduras, temperos etc.
As barracas sempre são montadas e desmontadas pelos feirantes. Mas, a limpeza das ruas sempre é feita pelos carros disponibilizados da prefeitura aqui da cidade de São Paulo, e em meio às ruas, acredito que você já deve ter visto a rua onde acontece a feira ser limpa.
Mas como será que esse sistema funciona? Permaneça aqui que nós te explicamos! A água de reuso é uma das formas que contribui para com a preservação do meio ambiente nos dias atuais.
Água de reuso
De acordo com a Sabesp, a água de reuso é produzida dentro das estações de tratamento de esgoto. Podendo ser utilizada em infinitas finalidades, indo desde geração de energia, refrigeração de maquinários e equipamentos, aproveitando os processos industriais e limpeza urbana de ruas e praças.
No meio corporativo, as empresas que utilizam a água de reuso, somam com a economia de água potável destinada ao abastecimento público. Fazendo parte dessa ajuda. Cabe enfatizar que todo esse processo de produção de água de reuso recebe e obedece rigorosamente, muitos parâmetros e padrões de qualidade.
Essa técnica possui grande importância. Sendo fundamental não somente aqui nas regiões metropolitanas, mas em todo o mundo. Cada gota, e litro de água de reuso utilizado representa um litro de água conservada nos mananciais de toda a Sabesp!
Atentando para essa importância, essa prática se tornou parte da Estratégia Global para a Administração da Qualidade das Águas, proposta pela onu, para a preservação do meio ambiente. Sendo uma maneira e solução inteligente além de responsável, capaz de assegurar que as futuras gerações tenham acesso a esse recurso, extremamente precioso e essencial à vida: a água potável.
Separamos aqui, em quais fins é bacana você utilizar a água de reuso:
Onde utilizar:
• Vasos sanitários e irrigações em áreas de paisagismo (apenas mediante avaliação técnica)
• Limpeza de pisos, pátios ou galerias de águas pluviais;
• Assentamento de poeira em obras ou execução de aterros e terraplanagem.
• Em preparações, cura de concreto ou não – nas estruturas em canteiros de obras, criando ótima umidade na compactação de solos.
• Desobstrução de rede de esgotos e águas chuvosas (pluviais)
• E na geração de energias e refrigeração de equipamentos em diversos processos industriais.
Onde NÃO utilizar:
• A despeito de apresentar uma certa semelhança com a água potável, a água potável. Em suma, não há a permissão de ser consumida. Em meio a esse cenário, o seu uso não é recomendado para:
• Uso no agronegócio, em irrigação de hortas, plantações e pomares, por exemplo. (Mediante apresentação técnica);
• Lava rápidos (mediante avaliação técnica);
• Piscinas, exceto para testes de estanqueidade (retirada de água da tubulação de gás) em serviços como impermeabilização e detecção de vazamentos, desde que, mais adiante a área seja limpa e desinfectada.
Essa é apenas mais umas das práticas que existem para contribuir na preservação do planeta. E deu match com tudo aquilo que oferecemos e prezamos aqui na Carbee, que para quem não sabe, temos um grande compromisso com a sustentabilidade do planeta terra.
Saiba mais sobre nossos compromissos, clicando no link da nossa bio, nos acompanhando e seguindo todas as nossas redes sociais. Acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro. Aproveite e envie esse conteúdo para ajudar alguém ou um amigo!
A água que a gente não vê
Em “Cowspiracy” – Documentário disponível na Netflix, conseguimos perceber algo que é uma grande realidade no Brasil e no mundo: o aumento do uso de recursos hídricos, desfavorecendo não só as pessoas, mas diversas regiões de baixíssima vulnerabilidade.
Conhecida como água virtual, o termo é basicamente usado para se referir á toda água utilizada em diversas em diversas fabricações. Porém, não conseguimos ver ou controlar.
A água virtual se aplica em quase tudo que usamos durante o nosso dia-a-dia como roupas plásticos, pneus etc… E dentre eles, algo básico que não se deve faltar nas mesas de todos os brasileiros: não só a alimentação básica, mas também o prato principal que vai nela. A mistura.
Um simples quilo de carne gasta mais de 20 mil litros de água durante a sua fabricação.
- E uma simples folha A4 de papel sulfite? 10 litros.
- 1Kg de queijo? 5 mil litros! Enfim, são inúmeros exemplos.
Essa prática apenas reforça o aumento no número de cidadãos veganos e vegetarianos, com diversas pessoas que decidiram migrar nisso, apostando nesse estilo de vida, partirmos do pressuposto de que: a água é um recurso básico para ser gasto, e os animais não precisam necessariamente se tornar as grandes vítimas disso.
Ainda assim, a Água Virtual só faz com que aumente o número de famílias sem água e de pessoas em situações de extrema vulnerabilidade. E não apenas isso, há inúmeras consequências que essa prática pode trazer aos dias atuais na crise hídrica.
Inclusive, o cuidado que devemos ter com esse recurso básico não vem de agora. Desde os primórdios isso acontece e na Mesopotâmia, localizada no Egito Antigo, as pessoas já cuidavam bem da água, que era vista como algo precioso, e técnicas como: canaletas, diques, canaletas de contenção e reservatórios de água, eram artigos pioneiros nesse cuidado.
Água não é brincadeira. Sabemos que se hoje podemos beber, tomar banho e lavar a louça é porque temos esse privilégio.
Hoje somos uma cleantech que gera renda para diversas famílias, somando quase 1 milhão de litros de água economizados. Todos os nossos produtos são testados e biodegradáveis, e apenas com a lavagem de um carro você economiza 500 litros.
Mas como podemos mudar isso?
Com práticas que você pode aplicar em seu dia-a-dia você já faz parte dessa luta, pois são nos pequenos hábitos que podemos mudar isso. Com banhos curtos e lavando toda a louça para depois enxugar.
E é claro! Lavando o seu carro conosco. Evitando o uso de mangueiras e aderindo a lavagem ecológica. Apenas baixando o nosso aplicativo você já tem 30% de desconto na primeira lavagem! E o melhor: vamos voando até você! Com o sistema de delivery você agenda a sua lavagem 100% online e pelo app!