04-11---Blog-Carbee

O que é o Tripé da Sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade é o conjunto de práticas adotadas por empresas que não visam apenas o lucro, mas que também têm preocupações com a responsabilidade social e a sustentabilidade. São considerados os pilares para o tripé: social, ambiental  e financeiro.

O tripé visa não apenas os resultados de uma organização, mas os impactos que aquela empresa tem no mundo, meio ambiente e comunidade. Falando em sustentabilidade, a Carbee leva em consideração sempre este pilar em suas ações de limpeza de carros.

O termo foi criado por John Elkington, em 1994, fundador da SustainAbility, uma instituição que orienta empresas como Hewlett Packard e Microsoft a produzir com responsabilidade socioambiental. Ele também é autor do livro ‘Guia do Consumidor Verde’ best-seller da década de 80.

Quais são os pilares do Tripé da Sustentabilidade?

Assim como falamos acima, os pilares do tripé são: 

  • Social;
  • Ambiental;
  • Financeiro.

Cada um destes pontos tem peso significativo no conceito e fazem dele um ecossistema de sustentabilidade. vamos conhecer cada um deles? Continue a leitura.

Social: 

Este pilar reflete na sustentabilidade social, isto é, em como a empresa impacta o contexto em que está inserida. Podemos avaliar este contexto de impacto social de forma interna e externa. 

Dessa forma, a empresa precisa realizar ações que impactam diretamente o ambiente interno da empresa, bem como o espaço ao seu redor fisicamente.

Ambiental:

Este tópico reflete nas ações ambientais que a empresa realiza. Com este ponto, o foco é manter ações que sejam seguras para as práticas de produção, como por exemplo: o descarte dos materiais ou a quantidade de uso de material.

Quanto menos impacto a empresa tem no meio ambiente, mais sustentável ela é.

Financeiro:

O ponto financeiro do tripé diz sobre como a empresa gerencia os recursos e os seus patrimônios. Em outras palavras, como a empresa investe em equipamentos e ferramentas e, portanto, nas condições de trabalho e no impacto dessas ações na sua empresa.

De certa forma, os três pilares estão correlacionados e podem gerar consequências positivas para os ambientes de dentro e de fora da empresa. O Tripé se apresenta de forma diferenciada em relação ao ESG, a partir do terceiro ponto, o financeiro. Você pode saber mais sobre o ESG clicando aqui.

Você pode saber mais sobre nossos compromissos, navegando em nosso site, nos acompanhando e seguindo todas as nossas redes sociais. Aproveite e envie esse conteúdo para um amigo!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *