O sonho (possível) de todos.
Quem nunca sonhou em ser independente financeiramente, hein? Nunca mais precisar ter que se preocupar com as contas e poder viver uma vida tranquila, sem ser apenas acordar – trabalhar – pagar contas. Parece algo muito distante da nossa realidade, mas vamos te mostrar que é muito mais simples do que parece.
O que é independência financeira?
Primeiro, vamos entender o que é isso. Quando falamos que somos independentes financeiramente significa liberdade, literalmente, de fazer o que quiser quando você quiser.
Esse termo é usado para definir a capacidade de viver, seja por meses ou pelo resto da vida, apenas de rendimentos financeiros, sem precisar trabalhar. Com certeza você poderia continuar trabalhando, mas não como uma obrigação e sim porque quer.
A chave do sucesso para viver assim é: planejamento! Quando falamos em finanças, é impossível não falar sobre planejamento, ele é fundamental para que esse sonho tão sonhado se realize.
Como se organizar financeiramente
- Mantenha as contas no azul: os juros são extremamente elevados e emprestar dinheiro do banco se torna um vício e a bola de neve só aumenta. Manter suas contas em dia torna muito mais fácil guardar dinheiro, e se estiver devendo, agora é a hora de se organizar para pagá-las;
- Defina metas e estratégias: esses dois quesitos são fundamentais. As metas são seus desejos e as estratégias são os meios para atingirmos eles. As metas devem ser divididas em curto, médio e longo prazo:
– Curto prazo: para serem realizadas em até um ano, por exemplo: pagar suas dívidas ou caso tenha uma necessidade urgente;
– Médio prazo: para serem realizadas de um a três anos, pois exige investimento um pouco maior, por exemplo: uma viagem cara.
– Longo prazo: esse não definimos um tempo, vai depender do que você deseja, por exemplo: ter a moradia própria.
Ah! Caso a estratégia não esteja funcionando, calma, tá tudo bem tentar outra até encontrar uma que dê certo para você;
- Mude seus hábitos: muitas vezes, para alcançarmos um objetivo devemos mudar nossos costumes, pois são eles que, na maioria das vezes, não nos permitem realizar os sonhos. Sim, sair da zona de conforto é difícil e a maioria não está disposta. Um conselho: as coisas mais incríveis acontecem quando decidimos agir;
- Entenda seus gastos: será que o que você comprou é realmente necessário? Hoje pode parecer que esteja renunciando a algo, mas apenas está focado na construção do seu patrimônio;
- Economize: agora que você entendeu seus gastos, é possível ver o que é necessário, como despesas básicas, e o que pode ser repensado para que possa guardar dinheiro e, assim, alcançar seus objetivos;
- Invista: existem diversos tipos de investimentos, CDB, imobiliários, ações etc. A rentabilidade varia de acordo com risco. Antes de aplicar, sempre estude a melhor opção para você. Diversificar é fundamental.
- Faça uma reserva de emergência: é extremamente importante ter essa reserva para que você não precise mexer no seu investimento. Isso servirá para que você lide com os imprevistos de uma forma muito mais tranquila. Hoje a poupança não é mais uma boa opção para guardar seu dinheiro, já que o rendimento é muito baixo. Existem diversos tipos de investimento de renda fixa que você pode fazer, que são seguros e possuem uma rentabilidade bem maior, como o Tesouro Direto.
Nunca pense que é tarde para começar e não deixe para planejar quando vai começar. Comece hoje. Quanto antes começar, mais rápido atingirá seus sonhos.
Caso você precise de uma renda extra ou, até mesmo, de um serviço pode se cadastrar em nosso app como Bee (lavador), você poderá fazer o horário que preferir, nos dias que quiser. Vamos adorar ter você em nosso Time!